O IDMEC no combate ao COVID19

1st July 2020 - Uncategorized

Viseiras

Entre março e junho, o IDMEC colaborou num esforço conjunto que permitiu distribuir cerca de 30000 viseiras por mais de 50 instituições, numa operação que envolveu cerca de 25 pessoas, incluindo 6 investigadores do IDMEC. As primeiras 1700 foram produzidas por fabrico aditivo nos laboratórios do IDMEC no campus do IST. As restantes foram produzidas pelas empresas TJ Moldes e RapidTool, a partir de desenhos do IDMEC; o apoio dos alunos do Fórum Mecânica e da AEIST foi essencial na montagem e expedição. As viseiras tinham acetatos fornecidos por cerca de 20 instituições.

Fixadores

Para ajudar a fixar máscaras cirúrgicas, foram produzidos no IDMEC mais de 7000 unidades entre abril e maio. O fabrico começou dois dias depois de a necessidade ter sido identificada em hospitais.

Máscaras

A empresa Isinova desenvolveu um projeto para adaptar máscaras de mergulho em situação de rotura do número de camas hospitalares equipadas com ventiladores. Em abril, as válvulas e conectores foram adaptados ao equipamento do SNS no IDMEC.