Satélite ISTSat-1 já construído

7th June 2023 - Uncategorized

O ISTSat-1 é um CubeSat 1U (um satélite cúbico com 10 centímetros de aresta), desenvolvido no Instituto Superior Técnico ao abrigo do programa “Fly Your Satellite” da Agência Espacial Europeia, com uma filosofia de quase total rejeição de subsistemas “off-the-shelf”; isto é, a esmagadora maioria dos componentes do ISTSat-1 foram desenvolvidos e construídos no IST. O projeto envolveu mais de 30 alunos, de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Electrónica, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica e de Computadores, vários docentes do DEM, DEEC, e DEI, e vários institutos de investigação como o INESC-ID, o Instituto de Telecomunicações e o IDMEC.

A missão do ISTSat-1 é demonstrar um sistema de deteção de aviões através de sinais ADS-B (automatic dependent surveillance – broadcast) desenvolvido para este satélite. Este sistema é mais pequeno, mais simples, e consome menos energia do que as alternativas disponíveis comercialmente. O desempenho do recetor será avaliado, esperando-se que seja tão eficaz a detetar aviões como as alternativas comerciais.

Internamente, o satélite consiste em dois blocos de componentes: um sistema de receção e descodificação de sinais ADS-B (constituído por um software-defined radio implementado num microprocessador e por uma antena planar instalada numa das faces do cubo), e a plataforma na qual se incluem os vários subsistemas que suportam o funcionamento do satélite: a estrutura, o computador de bordo, o sistema de telecomunicações (incluindo as antenas VHF/UHF, um dos componentes comprados), e o sistema de gestão e distribuição de energia (incluindo os painéis solares, o outro componente comprado).

O ISTSat-1 está completamente construído e passou recentemente os testes em ambiente simulado de espaço: o teste de vibração e o teste térmico em vácuo. Agora a equipa prepara a documentação necessária para a Flight Acceptance Review com a ESA. Se correr bem, este processo terminará com a aprovação da ESA para o lançamento do ISTSat-1 no voo inaugural do novo rocket europeu, o Ariane 6, previsto para dezembro de 2023.