Curso de formação de técnicos para mobilidade a hidrogénio

16th November 2023 - Events / News

O consórcio do projeto europeu UpHyMob, no qual participam investigadores do IDMEC, reuniu-se em Lisboa em novembro de 2023 para dar continuidade ao desenvolvimento de um programa de formação de técnicos para mobilidade a hidrogénio, que terá início em janeiro de 2024.

Começa assim a terceira fase de um projeto que está a ser trabalhado, conforme esperado, através das seguintes metas:

• Estudo do setor da mobilidade a hidrogénio com o objetivo de avaliar as necessidades de formação e melhoria das competências exigidas nos empregos.
  • Desenho de um programa de formação em formato MOOC sobre as competências que devem adquirir os profissionais e estudantes que pretendam trabalhar neste setor.
  • Formar 100 pessoas com o programa desenhado, apresentando e testando novas metodologias e itinerários académicos.
  • Avaliar os resultados desta formação e trabalhar no reconhecimento, validação e integração de novos requisitos e qualificações nos sistemas educativos relevantes para continuar a melhorar e desenvolver a formação no setor da mobilidade a hidrogénio.

No próximo mês de janeiro, 100 estudantes de qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia iniciarão este estudo de 30 horas em formato online. Este programa representa um passo significativo na melhoria das capacidades e do conhecimento no setor da mobilidade a hidrogénio, contribuindo para o avanço e a inovação neste campo em constante crescimento.

O projeto UpHyMob foi aprovado no âmbito do Programa ERASMUS+ seguindo as estratégicas para “desenvolvimento da inovação”. Espera-se que o hidrogénio desempenhe um papel importante nos objetivos globais de descarbonização. Neste sentido, a Comissão Europeia já tem uma estratégia ambiciosa para o hidrogénio, com o objetivo de alcançar a produção constante de hidrogénio renovável num curto prazo, investindo fortemente no setor da mobilidade. De facto, a Hydrogen Europe prevê 10.000 camiões a hidrogénio nas estradas europeias até 2025 e 100.000 até 2030. Para apoiar a mudança do sector dos transportes baseado em hidrogénio, há uma necessidade de mão-de-obra (especificamente, técnicos no sector) com um conjunto específico de competências, como encomenda de peças de veículos e gestão de inventário, instrumentação de veículos, diagnóstico e reparação de veículos a H2, instalação e manutenção de postos de abastecimento de hidrogénio, seguindo o protocolo de reabastecimento de veículos H2. Portanto, a qualificação da mão de obra é de vital importância e é a única forma de evitar o desemprego devido à mudança iminente para um setor de mobilidade verde.